data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Departamento de Cultura (divulgação)
Museu Fernando Ferrari é um dos atrativos culturais da cidade
Moradores e visitantes de São Pedro do Sul podem contar com bons espaços de cultura na cidade. Reaberta no dia 19 de abril, a Biblioteca Municipal Rui Barbosa é bastante procurada pela população local, e mensalmente são emprestados cerca de 500 livros. Quem tem preferência por curiosidades e fatos históricos, também encontra seu lugar. No Museu Histórico Fernando Ferrari, há fotografias, documentos e roupas ligadas ao economista e político São-Pedrense e a outras figuras conhecidas no município, enquanto no Museu Paleontológico e Arqueológico Walter Ilha, estão expostos vários fósseis encontrados na região, principalmente do Período Triássico, entre 205 e 245 milhões de anos e objetos na maior parte, das tribos tupi-guarani.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Biblioteca municipal empresa cerca de 500 livros por mês
Desde de criança, Martín Ziegler Bassotto, 10 anos, cria o hábito da leitura. Assim que a biblioteca reabriu, ele já pegou 5 livros para ler.
- Eu amo ler. Os livros que eu ganho de presente eu termino muito rápido. Na biblioteca eu encontro livros novinhos para ler - diz
De acordo com a chefe do Departamento de Cultura, Mariana Binato de Souza, 32, a cidade tem população idosa, que procura pela biblioteca. A biblioteca também dispõe na cidade, duas gelotecas - geladeiras com livros dentro - para adultos e uma com material para crianças.
- São formas que aproximam as pessoas da leitura. E mesmo na rua, as gelotecas não sofrem vandalismo, as pessoas respeitam e frequentemente retiram e também doam livros - comenta.
Comércio de plantas cresce na pandemia e impulsiona novos negócios
O assistente social Claiton Scherer, 48 anos, está contente em ver o local aberto ao público, mesmo que com algumas restrições. Agora só entram duas pessoas por vez:
- O atendimento é sempre cordial e atencioso por parte das funcionárias. Durante a pandemia, que é aconselhado ficar em casa, é a melhor notícia dos últimos tempos, pois a instituição tem um acervo atualizado, para todos os públicos e gostos. Vale a pena conhecer ou então voltar a frequentar o espaço.
MUSEUS
Os museus estarão reabertos a partir desta quinta-feira, e funcionarão em dias diferentes da semana para atender ao público. No museu paleontológico, há o projeto para que sejam instalados pontos de QR Code para que o visitante consiga acessar vídeos do museu.
Professores de Faxinal do Soturno recebem notebooks para aulas remotas
Na casa onde nasceu Fernando Ferrari, hoje é a sede do museu histórico. Os moradores da região visitam o local por se sentirem representados, bem como curiosos, por conhecer mais histórias e lendas da cidade.
Para o jornalista Jefferson Lenz, 55 anos, a reabertura dos museus representa a volta da normalidade, porém com os cuidados que são necessários:
- Existe um planejamento que irá oferecer segurança a todos. É positivo para toda a comunidade que aos poucos voltamos a viver o nosso dia a dia e os museus com seus acervos, principalmente o Museu Histórico, são nossas referências de vida.
Segundo a diretora de ambos museus, Luiza Gutheil Bayer, 27 anos, considera os locais como um espaço de fortalecimento da identidade dos cidadãos de São Pedro do Sul.
- É preciso que as pessoas conheçam a história do município, que consequentemente está ligada com parte da vida deles - avalia.
CONFIRA OS LOCAIS
Biblioteca Municipal Rui Barbosa
- Onde - Rua Sete de Setembro, 510, Bairro Centro
- Horários - De segunda a sexta-feira das 8h às 18h
- Contato - (55) 3276-6101
Museu Histórico Fernando Ferrari
- Onde - Rua Fernando Ferrari, 161, Bairro Centro
- Horários - Segundas, terças e quintas-feiras das 10h30min às 16h
- Contato - (55) 3276-6145 ou pelo email museusaopedrodosul@gmail.com
- Visitas mediante agendamento. No máximo 6 pessoas
Museu Paleontológico e Arqueológico Walter Ilha
- Onde - BR-287, Km 292
- Horários - Quartas e sextas-feiras das 10h30min às 16h
- Contato - (55) 3276-6145 ou pelo email museusaopedrodosul@gmail.com
- Visitas mediante agendamento. No máximo 6 pessoas
*Colaborou Gabriel Marques